Casamentos
Dicas essenciais para noivos, pais dos noivos e padrinhos não errarem no look do grande dia!
Confira abaixo as dicas do estilista especialista em noivos, Eduardo Guinle, para acertar no look para o altar:
Para a escolha do traje do noivo, primeiro analisamos o local da cerimônia, se será na igreja ou não, e se for, qual o tipo de igreja (por exemplo, Candelária ou Santa Inês são completamente diferentes), e o local da festa. Cada local e estilo de cerimônia exige um traje mais ou menos sofisticado, mais ou menos despojado, mas nunca esquecendo que falamos de um casamento, ou seja, o noivo deve ir vestido de noivo!
Devemos também sempre levar em conta o vestido da noiva, pedimos sempre uma foto ou referência para, em conjunto com a estilista da noiva, executar o traje do noivo para que fiquem em perfeita harmonia.
Se o casamento é de dia ou não, isto não importa, já que a maioria dos casamentos que são realizados de dia acabam de madrugada, não é mesmo? E se esta regra do, “de dia terno claro, de noite terno escuro”, fosse verdadeira, todas as noivas que se casassem de noite teriam que vestir preto ou grafite, coreto? Puro pré-conceito. Terno claro à noite é um plus, mas não é para todos!
Para os noivos mais clássicos, que pretendem reutilizar o terno após o seu casamento, recomendo um terno nas cores preto, cinza e azul, em tons que podem variar do midnight ao bic, passando pelo carbono. Gosto muito de tecidos com texturas, ou seja tecidos maquinetados, ou canelados. Sempre é bom lembrar que um terno de casamento deve ser um terno de festa! São os detalhes como tecido, abotoamento, lapela que irão diferenciar o traje “office” ao de festa. Gosto sempre de frisar que noivo tem que vestir traje de noivo!
Para casamentos na praia recomendo os tons caqui, cru, off white, e ainda tons pastéis, como azul, verde, amarelo e cinza, abusando sempre de texturas e fibras, do linho ao seeksucker. Branco também fica muito bom, mas é preciso ter cuidado!
Casamentos na serra ou no campo vale o mesmo conceito dos trajes na praia, e ainda podemos explorar mais os tons de caqui, indo até ao marsala. Tons em azul com camisa do rosa chá ao lilás são muito bem vindos. Gosto muito de trajes em tweed que ficam bem diferenciados e com um ar mais sofisticado. Coletes e gravatas caem bem em qualquer situação.
Quanto aos pais dos noivos, preferencialmente vestir algo que os diferencie dos padrinhos, ou principalmente dos convidados. Quando as noivas pensam em especificar o traje dos pais, não devem esquecer que assim como para elas, este dia é muito mais do que especial para eles, e eles se sentirão muito mais satisfeitos e seguros com um traje mais especial. Para os pais dos noivos, é recomendado que usem cores semelhantes, mas não precisam usar a mesma cor, afinal as mães não usam o vestido da mesma cor.
Os padrinhos podem vestir sim a mesma cor em tons que combinem com o traje do noivo e dos pais, e recomendo sempre um conjunto de lenço e gravata para que usem todos a mesma cor e formem um grupo que valorize a foto ao lado dos noivos. Mas nada de combinar a cor da gravata com a decoração da festa, pois os pais e padrinhos não fazem parte da decoração!
“Hoje os casamentos mudaram muito e, assim, o estilo da roupa do noivo mudou em função dos lugares e propostas diferentes. Mas noivo tem que casar de noivo! Por mais descontraído que seja, precisa estar elegante, bem vestido. E outra: o look do noivo precisa estar em harmonia com o vestido da noiva.”
Eduardo Guinle